o (nosso) chá verde



Então vou contar-vos o que sei, que não é imenso.
Soube primeiro pela Joana que me mandou mensagem a dizer que começou a dar à Joaninha e sentiu imensas diferenças. Recomendou-me falar com o zé (pediatra) e pai de um Miguel dos nossos.

Falei e ele explicou-me isto:

Em 2016 foi publicado um artigo sobre o efeito de extrato de chá verde depurado, sem "cafeína", no desempenho cognitivo de jovens >16 com trissomia 21e estabelecido um perfil de segurança de utilização para este grupo ; tendo sido aconselhada pela associação espanhol de síndrome de down a suplementação a maiores de 16A.( Rafael de la Torre, FONTUP)

Após alguma investigação de  publicações sobre o efeito da Epigalactocatequina EGCG e informação da sua utilização em crianças mais pequenas decidi experimentar no meu filho, ajustando a uma dose de 10mg/kg e suplementando com omega-3. ( Rosaria Vacca)
Em 24h notamos subjetivamente um aumento da atividade física, e um aumento da expressividade linguística.

Está publicado que a EGCG corrige alguma disfunção mitocondrial melhorando a produção energética celular.
Como tenho acompanhado a evolução da equipa de desporto adaptado do fluvial surgiu me esta ideia de tentar objetivar estes efeitos nos atletas com trissomia 21, talvez utilizando como controlos colegas de equipa..

Na trissomia 21 há uma variação da expressão fenotípica grande, com diferentes interações genéticas e metabólicas. Há outros suplementos que poderão ter beneficio e são seguros de utilização como a coenzima Q10, vitaminas do complexo b, acido fólico/ acido folinico, outros anti-oxidantes como VitE e VitC e há habitualmente um défice em alguns minerais (cálcio , ferro , cobre, zinco)


Fez-me sentido e mandei vir uma caixa de Font Up daqui. Na verdade mandei 4 caixas para ter entregas grates e porque confio no zé. Não precisa de me dizer muitas coisas, parece-me pessoa de bom fundo e por isso confio. [ainda me falta comprar o ómega 3 que lhe disse que faria]
Dar ainda a nota que reforcei os iogurtes (cálcio) como ele me recomendou (agora come 2 dos gregos por dia).

Pedi que me enviasse estudos para partilhar convosco e aqui estão. para quer saber e estudar ainda mais




Sobre os resultados não tenho ainda claros. Acho-o mais expressivo e com mais vontade de fazer frases mas não posso prometer que seja só disto. Não é milagroso mas tou confiante que trará bons resultados e lhe dá mais energia.

rosa amado

2 comentários:

  1. Olá Rosa, ainda não adquiri, mas estou a pensar em fazê-lo pois o que li faz sentido. A verdade é que há uns anos atrás eu dava o Multivitaminco "Cerebrum Infantil" que é bastante completo e que podia "repôr" de alguma forma as falhas de alguns minerais.
    Antes de adquirir, gostaria de saber, se me puder ajudar, sãi saquetas que se dissolvem em água certo? Não dá para misturar de outra forma? O meu T é um bocado esquisito com estas coisas, xaropes marcha tudo, mas dissolver cenas em água, sai à sua mãezinha (Eu)... Estando a caminho dos 16 anos, fará sentido dar as duas saquetas por dia.

    ResponderEliminar
  2. Caramba, eu nem imaginava que o chá verde tinha essa finalidade também.
    Eu venho fazendo pesquisas na área sobre o assunto (chá verde e compostos com tratamentos) e fiquei boquiaberta com essa sua postagem, muito interessante.
    Vou pesquisar mais a respeito também.
    Enquanto isso, se quiser dar uma olhada em algumas coisas que já escrevi em meu site sobre o chá, fique á vontade para nos visitar.

    ResponderEliminar